Orgânicos

Trazendo Sustentabilidade e Benefícios Climáticos: Conheça a XIX Campanha Anual de Promoção do Produto Orgânico

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O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) lançou a XIX Campanha Anual de Promoção do Produto Orgânico no Brasil, com o tema “Produto Orgânico, Amigo do Clima”. A campanha tem como objetivo destacar os benefícios dos alimentos orgânicos na preservação do meio ambiente e como opção resiliente diante das mudanças climáticas. O evento enfatiza a importância da agricultura orgânica como um modelo fantástico de agricultura, promovendo a certificação, rastreabilidade e conformidade, bem como a inclusão social.

A produção orgânica é considerada sustentável ao longo de toda a cadeia e é uma demanda da sociedade brasileira. Durante a campanha, são realizadas atividades de divulgação em todo o país, integrando-se a eventos e outras campanhas relacionadas à produção orgânica, qualidade de vida, sustentabilidade e agrobiodiversidade.

A coordenação de Produção Orgânica destaca o papel das Comissões da Produção Orgânica nas Unidades da Federação (CPOrg-UF) no controle da qualidade orgânica e na formulação e implementação de políticas públicas. A iniciativa visa informar os consumidores sobre os mecanismos de controle utilizados no Brasil para garantir a qualidade orgânica e incentivar sua participação no processo de controle social, evitando fraudes que prejudicam produtores e consumidores.

Os produtos orgânicos devem ser certificados por organismos credenciados pelo Ministério da Agricultura e Pecuária. Agricultores familiares que fazem parte de organizações de controle social cadastradas no Mapa e vendem diretamente aos consumidores estão dispensados de certificação.

Em dezembro de 2023, será comemorado o 20º aniversário do marco legal da Produção Orgânica no Brasil. Os resultados até o final de 2022 mostram uma evolução, com mais de 24.000 produtores orgânicos cadastrados, comissões de produção orgânica em funcionamento em 24 estados, 12 instituições certificadoras, 31 Organismos Participativos de Avaliação da Conformidade (OPAC) e 384 Organizações de Controle Social.

A campanha visa conscientizar os consumidores sobre sua responsabilidade na escolha de produtos e destacar os benefícios sociais, econômicos e climáticos dos produtos orgânicos para a sociedade brasileira como um todo.

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